terça-feira, 5 de janeiro de 2010


Faz alguns meses que sinto que venho perdendo a fé. Não sei explicar, mas percebi que não tenho tido forças para orar, para acreditar na força da minha fé.

Isso é triste, pois mesmo percebendo isso, não consigo reverter esta situação dentro de mim.
Sempre acreditei muito em Deus e continuo acreditando, mas não não tenho tido vontade de conversar com ele.

Não estou com raiva de Deus nem nada do genero, até porque só tenho que agradecer por tudo que tenho. Mas me sinto afastada dele, afastada do sentimento de esperança.
Não queria fazer um texto triste logo no início do ano, mas não consigo deixar de pensar em outra coisa nestes últimos dias.

Sabe quando você não sabe qual caminho trilhar?
Quando não consegue visualizar uma luz no fim do túnel?

É assim que eu me sinto e o pior de tudo é que geralmente quando isso acontece eu uso a minha fé para me manter firme e continuar buscando uma saída, mas neste momento a minha fé está falhando.
Sinto como se estivesse sem motivação, sem inspiração.

Estou realmente envergonhada de falar isso, pois vejo tantas pessoas em situações 10 vezes piores que a minha e que não desistiram, não perderam a fé. Não me sinto no direito de me sentir desse jeito, mas não sei como reverter este sentimento.

Este ano vou tentar um cumprir algumas metas e uma delas é cuidar mais de mim, do meu corpo, da minha mente e da minha alma.
O ano que passou negligenciei de mais a minha própria vida, me deixei de lado, me deixei em último plano e não quero que isso aconteça mais.

Sei que esse sentimento vai passar, não vou deixar me levar por momentos ruins. A vida não foi feita para isso, mas neste momento me sinto sem forças para nada.

Que Deus tenha piedade deste meu desapego, desta minha fraquesa e me ajuda a recuperar o sentimento mais importante que um ser humano pode ter: a fé!

Desculpem este post deprimente, mas precisava desabafar!


* Que fique claro que não estou defendendo religião alguma, nem crença em nada. Eu acredito em Deus e algumas coisas que muitos aqui podem não acreditar, mas o que eu quero me referir aqui no meu desabafo é sobre a fé. É sobre acreditar em mudanças, ter expectativas, ter esperança.
Respeito cada um, cada religião, cada forma de se acreditar na vida.


Boa semana para todos!

Beijos, beijos!

16 comentários:

  1. Desabafa sim, amiga... faz bem.

    Como agnóstico tb tenho fé... eu defendo convicções e não religiões.

    Na próxima quero um post mais convicente, tá?


    Bjuuussss do Jota deste lado Oceano

    ResponderExcluir
  2. Bom, reformulando o meu pedido é: na próxima quero outro estado de alma, mais positiva, tá?

    Entendido?

    ResponderExcluir
  3. Acho que você não deve se culpar por desabafar, faz bem isso...deixa a gente mais leve.

    Eu entendo perfeitamente seu post, muitas vezes me senti igualzinha, sem saber o que fazer, o que esperar, pra onde ir, como agir, o que fazer pra continuar mudando...enfim..às vezes bate mesmo esse desânimo e eu acho que é natural...só não pode deixar que ele te derrube de vez.

    Espero que vc encontre forçar pra seguir adiante acreditando em seus sonhos e lutando por eles...talvez vc não possa fazer muita coisa agora, mas sempre podemos dar um ou outro passinho pra frente, por menor que seja.

    Vá caminhando e fazendo tudo que está ao seu alcance, não deixe sua auto estima cair, nem desacredite nas suas habilidades e capacidades e vá fazendo sua parte...entregue aquilo que não consegue resolver a Deus e siga de cabeça erguida que logo vc voltará a ter mais confiança naturalmente.

    Te digo isso porque comigo sempre funcionou assim...às vezes batem momentos de falta de fé e de confiança...mas vou fazendo o que me cabe e naturalmente aparecem dias melhores, pequenas surpresas...etc...

    ResponderExcluir
  4. Não tem motivo nenhum pra se desculpar, até pq a vida não é feita só de coisas boas, nem ninguém consegue manter o pensamento positivo toda hora, todos nós temos momentos de dúvidas, de angústias de tristezas, esse momentos são tão normais quanto os momentos felizes e de alegrias, não tem pq tentar escondê-los nem fingir que não existem.

    Estou passando por um momento muito difícil e agora a pouco me aconteceu uma coisa, que pode parecer bobagem, mas pra mim foi meio que uma forma de me mostrar que não estou só, sabe?!? Acordei angustiada e logo vi que as as lágrimas queriam vir, coloquei minha princesa no quarto dela assitindo dvd (não gosto que me veja chorar, ela só tem 2 anos) e fui pro meu. Chorei... chorei muito e me ajoelhei, conversei com Deus, desabafei com Ele, apesar de saber que Ele sabe de tudo que passa na minha cabeça, quis falar, ouvir minha voz falando pra Ele e não sei se as lágrimas secaram e precisam recarregar de novo, mas sei que estou me sentindo mais aliviada, menos angustiada, sei que o sofrimento não passou e ainda vai me acompanhar por mais algum tempo, mas NO MOMENTO estou me sentindo mais confortada, sentindo que Ele está comigo e por mais que eu não entenda o pq, Ele sabe guiar as coisas da melhor forma.

    Êita... desculpa o 'livro', tá?!?

    Tem uma frase que diz: 'Deus faz hoje e nós entendemos amanhã' e é isso... mesmo sem ver, ouvir ou sentir, Ele está lá cuidando de nós.

    Beijos...

    ResponderExcluir
  5. Quando pensamos que sabemos as respostas para tudo na nossa vida, Deus muda as perguntas. Se a vida fosse feita só de momentos felizes, jamais lembraríamos de Deus...Tudo bem, estou sendo mega grosseira, pois nem todos são assim. Mais não tenha vergonha em se sentir fraca e vulnerável. A sua dor não é maior ou menor que a minha dor. Ela é a sua dor e tem de ser respeitada. Sofra sim, chora, grita, fica puta e irritada com tudo que está te agoniando. Porém..... vai passar e após um tempestade virá momentos de plena alegria e vc. vai achar a saída pode ter certeza. Bjitos no seu coração ! Adoro pessoas q. se expõem e falam o q. sente... Nota 10 p. ocê.

    ResponderExcluir
  6. Não tem do que se desculpar, quem ainda não passou por esse momento?
    Eu mesma já me senti assim, tem coisas na vida que nos acontecem que não conseguimos encontrar respostas e nem soluções, é uma fase amiga vai passar.

    Uma quarta-feira de luz pra vc.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  7. Amiga, eu tb estou me sentindo exatamente assim como vc... e já faz algum tempo! Totalmente perdida nas minhas crenças... e isso nos faz carregar um peso maior ainda! Parece que carregamos o mundo nas costas e não contamos com a ajuda de ninguém! Sei lá, viu?! Nem sei o que dizer "pra nós" ...
    Mas engraçado é que apesar dessa confusão toda de não saber nem "em quem" ou "em que" acreditar, sinto que lá no fundinho, bem no fundinho, tem uma força maior que eu nem sei de onde vem, que me ajuda a seguir viagem! Vamo qui vamo, amiga, que nossas dúvidas irão se dissipar e as luzes de nossas "lamparinas do juízo" reacenderão, com certeza! rs
    2010 beijos esperançosos em vc!
    Helô

    ResponderExcluir
  8. Às vezes me sinto assim, perdido como você.
    Enquanto todos traçam metas aqui no blog neste começo de ano, eu não, nem sei como fazê-las nem se eu quero, e venho notando que venho deixando aos poucos de frequentar a igreja.
    Sou Católico.
    Voltei em 2002 porque sentia que precisava Dele, todos precisamos Dele, mas por coisinhas vou me afastando muito, e mais.
    A única diferença entre nós aqui é a idade, você 36, eu 50 feitos, mas sem perspectiva, cada um tem seus problemas e Deus é um só.
    Precisei rezar agora, entre uma olhada aqui e ali, uma rezadinha, olha o site e reza, medita:
    http://www.bibliaonline.com.br
    Beijos e boa entrada de ano!
    E que o que a gente busque, encontre!

    ResponderExcluir
  9. Sobre as idades: 26 e 50 (Digitei mal sua idade, mas a esperança anda meio assim, abalada)

    ResponderExcluir
  10. Desabafar é sempre bom, chorar é bom, colocar toda tristeza pra fora, quanto a fé, muitas vezes nesses momentos em que a gente acha que tudo ta perdido, que nada mais dará certo ou valerá a pena,,,fraqueza total,,,fazem parte do ser humano, mas temos sempre que lembrar de uma força superior que nos governa,,,,de um Deus maior que tudo, um Deus vivo dentro de nós, basta fecharmos os olhos e acreditarmos que tudo que nos rodeia, que o ar que respiramos vem desse Deus...e claro,,,a força que temos pra seguir....fé é acreditar em tudo aquilo que voce não vê, mas sente forte....beijos e um belo dia pra ti.

    ResponderExcluir
  11. Oie!!!
    2009 terminou... entre as coisas boas que me aconteceram está você, que sempre partilha comigo, seja com uma visita, comentário, selo, elogios, fidelidade... enfim com tanto carinho! Você faz parte de todos os meus melhores momentos do ano que se passou e isto me fez e ainda me faz muito, muito feliz!
    Desejo que neste ano de 2010, você tenha:
    2010 festas para se divertir
    2010 amizades novassssssss para abraçar
    2010 momentos de paz
    2010 pirukas ajeitadas
    2010 idéias brilhantes
    2010 tempos de felicidade
    2010 sonhos CONCRETIZADOS!
    Enfim 2010 ótemossssssssss motivos para ser sempre feliz e dar muitas risadas!
    Bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  12. GAROTA KARIOCA.

    Poderia ficar aqui escrevendo, escrevendo, escrevendo, e daí?

    Esta sua coragem e determinação em tornar público seus sentimentos é a maior prova que você ja VENCEU!

    Portanto, deixo uma frase para sua reflexão:

    -O QUE PARA A LAGARTA É O FIM DO MUNDO, PARA DEUS É O NASCIMENTO DA BORBOLETA.

    Voe.

    Um abração carioca !!!

    ResponderExcluir
  13. Acho que o proposito de blog é esse mesmo desabafar..compartilhar..
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Agostinho da Silva, filósofo português falou de fé em uma entrevista. Perguntaram-lhe se era uma pessoa de fé, e ele respondeu:
    – "Eu suponho que sou uma pessoa de convicção, se a convicção é a mesma coisa que a fé, coisa discutível, a convicção é uma coisa que a pessoa traz ou sente, que traz de dentro, como se fizesse bem parte dele, e que não há maneira de evitar, o convicto não evita, quanto à fé é outra coisa, é em geral aquilo em que se acredita, ou que se convence a pessoa de que existe sem ter nenhuma matemática pelo meio, sem haver nenhuma equação que o prove, então a pessoa tem fé."

    Ter convicção é a primeira etapa :) veja o video:

    http://www.youtube.com/watch?v=rw5ghtXHgbg

    ResponderExcluir
  15. Só quem tem muita fé um dia pode perdê-la.
    Normal. Não se culpe por isso. Todos passamos por fases parecidas.
    Eu perdi a minha . Ainda estou procurando.
    Bola pra frente !

    Beijão

    ResponderExcluir
  16. Realmente, esta é apenas uma fase da sua vida. Todos nós temos esses momentos em que ficamos deprimidos. Tente se aproximar de Deus novamente fazendo boas ações e peça sempre a ele que essa falta de fé passe. Ele vai lhe ajudar ao ver que você está interessada em mudar . Boa sorte. ;)

    ResponderExcluir